As atividades do Clube de Xadrez são desenvolvidas no ambiente da escola das segundas-feiras às quintas-feiras(das 17h15min às 18h30min) e aos sábados (das 8h às 11h30min) e ficam a cargo do professor Valdimir Devos.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

CONHECIDOS OS CAMPEÕES DO I CAMPEONATO MONTESSORI DE XADREZ

Após a realização da IV Etapa do I Campeonato Montessori de Xadrez foi possível conhecer os grandes campeões da competição que foi disputada no ano de 2010.

A competição foi realizada em 4 etapas nas seguintes datas: I Etapa (14/08/2010), II Etapa (28/08/2010), III Etapa (25/09/2010) e IV Etapa (06/11/2010) sendo cada uma delas independentes e com premiação até o 5º lugar em cada categoria (SUB-12, SUB-16 e SUB-18).

Os dez primeiros colocados dentro das categorias receberam pontuações que variaram de 15 pontos ao primeiro colocado até 1 ponto ao décimo colocado (veja regulamento da competição). Ao final, totalizados os pontos das 4 etapas, foram conhecidos os grandes campeões do I Campeonato Montessori de Xadrez.

da esquerda para a direita: Paulo Victor Gois, Michelle Cavalcante, Alan Souza, Ana Carolina Costa e Ary Arimatéia.

Mais detalhes da competição nos links: Classificação Final e I Campeonato Montessori de Xadrez


Confira quem foram os grandes campeões:

CATEGORIA SUB-12 MASCULINO

Campeão: Ary Arimatéia (7º A - Ensino Fundamental)
Vice-campeão: Rerison F. Oliveira (6º A - Ensino Fundamental)

3º Lugar: Ian Canário Alves (7º A - Ensino Fundamental)

CATEGORIA SUB-12 FEMININO

Campeã: Ana Carolina S. Costa (6º B - Ensino Fundamental)

Vice-campeã: Chrislanne Santana (5º B - Ensino Fundamental)

3º Lugar: Camila Azevedo (5º A - Ensino Fundamental)

CATEGORIA SUB-16 MASCULINO

Campeão: Alan L. Souza (1º C - Ensino Médio)
Vice-campeão: Guildys Silva (9º A - Ensino Fundamental)
3º Lugar: Ismael M. Santos Filho (7º B - Ensino Fundamental)
CATEGORIA SUB-18 MASCULINO

Campeão: Paulo Victor Gois (3º A - Ensino Médio)
Vice-campeão: Alisson Belizario (2º B - Ensino Médio)
3º Lugar: Hiago Correia (2º A - Ensino Médio)


CATEGORIA SUB-18 FEMININO

Campeã: Michelle Cavalcante (2º B - Ensino Médio)

1 comentários:

Silvana Lima disse...

Estou orgulhosa, parabéns a todos!O professor Valdimir Devos assume um papel fundamental no desenvolvimento do xadrez, uma vez que a maioria dos alunos (as) começou a praticar esse esporte através do incentivo do professor,e a escola Montessori está fazendo sua parte contratando o professor, cedendo o lugar para a pratica e incentivando a participação dos atletas em competições, lembrando que o papel essencial do colégio é despertar no aluno o desejo de aprender. Sugere-se valorizar ainda mais o papel do professore como educador, através de eventos e campeonatos, onde o mesmo possa aprender novas técnicas para serem transmitidas aos alunos em sala de aula.O xadrez particularmente desenvolve conceitos educacionais transmitidos de professor para aluno, nas quais implicara o crescimento educacional e social, visto que as atividades enxadristica se incorporam em ambientes educacionais, que por sua vez, facilita o processo educativo, o xadrez acaba sendo uma estratégia utilizada por professores, para se resgatar alguns conceitos importantes, como a cultura do pensar, que serve de base para todo o aprendizado escolar.
Também pode contribuir no desenvolvimento da Inteligência Lógico Matemática, que é a habilidade para explorar relações, categorias e padrões, através da manipulação de objetos ou símbolos, e para experimentar de forma controlada; é a habilidade para lidar com séries de raciocínios, para reconhecer problemas e resolvê-los. (GARDNER, 1994, pg.117).
Senhores pais apreveitem esta oportunidade que o colégio Montessori oferece e a Liga de xadrez de Paulo Afonso. Sou testemunha, meu filho participa, Gabriel Lima e seus colegas de torneio, parabéns todos são campeões!

Silvana R.Xavier Lima
Assistente Social/Psicopedagoga

Postar um comentário

"Consideramos o xadrez como uma cultura que evoluiu paralelamente ao desenvolvimento da humanidade; julgá-lo simplesmente como uma diversão intelectual seria minimizar as verdadeiras qualidades desportivas, artísticas e científicas deste jogo milenar. É por isso que, para adquirir a formação integral de um verdadeiro mestre de xadrez, é necessário dominar não só a técnica mais complexa, mas também os diferentes aspectos culturais que contribuíram para que este jogo tenha perdurado na mente humana através dos séculos." - Nelson Pinal Borges