As atividades do Clube de Xadrez são desenvolvidas no ambiente da escola das segundas-feiras às quintas-feiras(das 17h15min às 18h30min) e aos sábados (das 8h às 11h30min) e ficam a cargo do professor Valdimir Devos.

domingo, 26 de setembro de 2010

CAMPEONATO MONTESSORI DE XADREZ JÁ CONHECE A PRIMEIRA CAMPEÃ

O Campeonato Montessori de Xadrez 2010 teve no último dia 25 de setembro mais uma etapa, a terceira e como não poderia ser diferente, nossos alunos estiveram presentes dedicando máximo desempenho e levando a competição a sério, abrilhantando, desta forma esta competição. Destaca-se mais uma vez, o elevado nível de organização e a qualidade dos jogadores que disputam ela, o que a consagra como sendo uma das principais competições em nossa cidade, contribuindo desta forma, para um melhor preparo dos enxadristas que visam outras competições de níveis bem mais elevados.

Esta III Etapa teve como campeões os seguintes enxadristas:
SUB-12: Rerison F. Oliveira (6º A - Ensino Fundamental)
SUB-16: Pablo H. Costa (8º C - Ensino Fundamental)

SUB-18: Paulo Victor Góis (3º A - Ensino Médio)


EXPECTATIVAS PARA A IV ETAPA

O I Campeonato Montessori de Xadrez 2010 já conhece a primeira campeã após decorridas 3 etapas, é a enxadrista Ana Carolina S. Costa, que na categoria SUB-12 feminino, já soma 45 pontos (3 vezes em primeiro lugar nesta categoria) na classificação geral do campeonato e não pode mais ser alcançada pelas suas adversárias, tendo vista que resta apenas uma etapa.

Ana Carolina, grande campeã SUB-12 feminino

Já nas categorias SUB-12 e SUB-16 masculino, a disputa continua bastante acirrada e, na categoria SUB-12 masculino, os enxadristas Rerison F. Oliveira, Ary A. Arimatéia e Ian Canário Alves estão disputando ponto a ponto cada etapa da competição e todos têm chances de chegar ao título na último etapa.

Na categoria SUB-16 masculino, os jogadores Alan L. Alves, Guildys Silva e Ismael Santos Filho abrilhantam a competição com partidas realmente equilibradas e de resultado imprevisível quando se enfrentam e a prova disto está na classificação que é bastante equilibrada, com uma leve vantagem ao Alan que com 40 pontos conquistados até o momento, precisa de apenas um terceiro lugar na última etapa para sagrar-se campeão na categoria, independentemente do resultado dos demais competidores.

Na categoria SUB-18 masculino, o enxadrista Paulo Victor Góis poderá com apenas um 10º lugar (conquistando, desta forma 1 ponto na competição) sagrar-se campeão (somando 43 pontos ao todo), o que lhe dá uma confortável vantagem frente ao segundo colocado, Alisson Belizário que até o momento somou 27 pontos.

E, finalmente na categoria SUB-18 feminino, a jogadora Michelle Cavalcante está tranqüila e também poderá conquistar o título do campeonato com apenas 1 ponto conquistado, ou seja, com um 10º lugar na última etapa.

Como pode-se concluir, a IV Etapa do Campeonato Montessori de Xadrez que acontecerá no próximo dia 06 de novembro, promete fortes emoções e certamente será, mais uma vez, um sucesso de desportividade, respeito ao adversário e acima de tudo, uma ótima oportunidade que nossos jogadores têm de disputar uma competição de considerável nível técnico e prepararem-se para competições fora do ambiente escolar e com jogadores de níveis técnicos bem mais elevados e experientes.

Desejamos, portanto, que nossos jogadores preparem-se bem até novembro e participem da IV Etapa dedicando o máximo de empenho, elevando mais ainda o xadrez em nossa escola e contribuindo para que este esporte seja cada vez mais disseminado em nossa cultura escolar e em nossas vidas, afinal, o esporte mais antigo e disputado no mundo não é, ao acaso, uma das principais ferramentas lúdico-educacionais utilizadas nas melhores e mais conceituadas instituições de ensino no Brasil e no mundo.

0 comentários:

Postar um comentário

"Consideramos o xadrez como uma cultura que evoluiu paralelamente ao desenvolvimento da humanidade; julgá-lo simplesmente como uma diversão intelectual seria minimizar as verdadeiras qualidades desportivas, artísticas e científicas deste jogo milenar. É por isso que, para adquirir a formação integral de um verdadeiro mestre de xadrez, é necessário dominar não só a técnica mais complexa, mas também os diferentes aspectos culturais que contribuíram para que este jogo tenha perdurado na mente humana através dos séculos." - Nelson Pinal Borges